As Associações Juvenis enfrentaram situações de vulnerabilidade e, assim, foram desafiadas a testar e aprimorar as suas capacidades de liderança. Orientadas por Luís Peixoto Vilar, Assessor de Comunicação do Município de Guimarães, refletiram sobre o que significa ser um bom líder, destacando a importância de “nos colocarmos no lugar dos outros”. Seguiu-se uma reflexão sobre o clima com Beatriz Mafra, do movimento Get2c, que guiou os participantes numa "Viagem pelo Clima".
De seguida, participaram numa mesa-redonda, conduzida Francisca Costa, Diversity, Equity and Inclusion Officer da NOVA SBE, Maria João Ribeiro, People Operations Management, e Mariana Rodrigues Oliveira, Presidente da RYSE Portugal. Durante a conversa, foram partilhadas valiosas lições sobre a promoção de uma cultura de transparência, feedback e equilíbrio entre as relações profissionais e pessoais. Alguns dos conselhos deixados foram: “colocar cada macaco no seu galho”, “pôr o ego de parte” e “promover uma cultura de feedback”.
Os Desafios de Liderança para os Empreendedores
Para os Empreendedores, o Bootcamp foi, igualmente, uma oportunidade única de aprendizagem e troca de experiências. Por entre muitos outros, Laura Esteves, COO da Subvisual, partilhou um ensinamento de sua avó que a acompanha na vida: “Se temos dois ouvidos e uma boca, devemos ouvir o dobro do que falamos”. Por sua vez, Rui Rocha Costa, fundador da EatTasty e Customer Success na hAPI, enfatizou a importância de aprender com os erros dos outros, enfatizando que não há melhor forma de crescer como empreendedor.
A jornada do Empreender@Braga continua na próxima segunda-feira, com mais sessões, workshops e oportunidades de networking.