Braga foi o palco do futuro do One Health. Esta quinta-feira, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), acolheu o Demo Day do Programa de Aceleração Global Health Accelerator (GHA), no qual a expressTEC e a Metablue Solution (Otitest) foram distinguidas como vencedoras da edição de 2025.
Perante um auditório repleto de investidores, investigadores, clínicos, estudantes e líderes da indústria, o evento marcou o culminar de seis meses intensos de aceleração que envolveram 11 projetos nas áreas da saúde digital, da biotecnologia e da nanotecnologia.
Na abertura, Ado Jório, Vice-Diretor Geral do INL, sublinhou o espírito do programa: “A Startup Braga é o cérebro, o INL é o corpo e o 2CA-Braga é o ambiente. Todos têm na sua natureza ser internacionais e visar colaborações internacionais. Não é fácil internacionalizar uma startup nas fases inicial e intermédia, por isso, espero que o GHA tenha sido uma ótima experiência para todos os empreendedores”.
Jorge Pedrosa, Presidente do 2CA-Braga, recordou as motivações da entidade para participar no programa, “contribuir para colmatar a lacuna entre as startups e o resultado final, ou seja, a validação clínica e a sua aplicação”. Referiu também o entusiasmo vivido ao longo do percurso: "Aprendemos todos uns com os outros e temos a certeza de que as colaborações aqui criadas continuarão no futuro".
Por seu turno, Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga, reforçou o impacto transformador do GHA: "Em conjunto, estabelecemos uma ligação entre a investigação, o empreendedorismo e os sistemas de biotecnologia e de cuidados de saúde". "A nossa missão era clara: dotar as startups das ferramentas, do conhecimento e das ligações de que necessitavam para transformar ideias promissoras em soluções reais e comprovadas. Juntos, provámos que a inovação, a colaboração e a coragem são a melhor receita para um futuro mais saudável".
As startups Apollo Medica, BestHealth4U, BloodFlow, DocBay, Enhanced Fertility, expressTEC, Fetalix, Medgical, MetaBlue Solution (Otitest), OmniumAI e SafeCaring subiram a palco para apresentar os seus projetos a uma plateia atenta. No final, duas startups foram distinguidas:
- Beyond Borders Award by 929 Challenge — expressTEC
- IP Award by Patentree — Metablue Solution (Otitest)
- Dr. Pitch Award by Startup Braga — expressTEC
O Demo Day terminou com a palestra ‘The Longest Run: Why Health is a CEO-level Strategy’, dinamizada por Miguel Damas, Fundador da Prime Human Performance. Seguiram-se ainda intervenções Ricardo Simões, Diretor de Inovação da CCDR-N, de Rui Ferreira, Sócio-gerente da Nascente Value, e de Bruno Almeida, Cofundador e CEO da IPLEXMED e vencedor da edição de 2024 do 929 Challenge, que partilhou a sua experiência sobre os benefícios do programa de soft-landing.
O futuro da investigação e do empreendedorismo será marcado pelo Bio-MedTechHub
O Global Health Accelerator demonstrou, mais uma vez, a capacidade de Braga para atrair e reter empresas emergentes especializadas em saúde, biotecnologia e nanotecnologia. Esta iniciativa reforça a posição de Braga como cidade inovadora, oferecendo a estas empresas as condições de que necessitam para crescer e expandir-se. O futuro Bio-MedTech Hub irá aproveitar este sucesso.
O centro oferecerá às empresas emergentes o espaço físico, o equipamento avançado e os serviços especializados de que necessitam para transformar a inovação em impacto sustentável. Isso incluirá apoio técnico em áreas como a regulamentação, a propriedade intelectual e a prototipagem, bem como acesso a redes internacionais e a parceiros para a realização de ensaios clínicos. Deste modo, Braga não se limitará a participar na revolução da tecnologia de ponta, mas sim a construir a infraestrutura para a liderar.
Nova edição do GHA em vista
Na semana passada, a candidatura apresentada em nome da Startup Braga e do 2CA-Braga foi uma das dez selecionadas por um painel de peritos para integrar o programa de formação EIT Health DRIVE. No final do programa, os cinco projetos mais promissores receberão um cofinanciamento de até 25 mil euros para implementar o programa por eles desenvolvido. Esta aprovação constitui também o primeiro passo para a segunda edição do GHA.