Notícias
Braga assume a liderança do eixo do talento no consórcio Global StartupCities
Qualificar para conseguir captar e fixar profissionais é essencial para que o ecossistema empreendedor europeu consiga ser atrativo para investidores e empresários. A convicção é partilhada por Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e por Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e agora responsável pelo eixo do talento, uma das quatro prioridades do plano de ação do consórcio Global StartupCities.
Com o eixo estratégico do talento a ser liderado por Braga, Ricardo Rio destacou, na primeira edição do Global StartupCities Summit, a importância de existir uma aposta clara na formação e na qualificação dos empreendedores e demais profissionais como resposta às necessidades do mercado e das empresas, dando como exemplos algumas das iniciativas promovidas pelo município com a Universidade do Minho ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), como a School of CEOs e o programa Qualifica.IT. “A educação e a investigação são os pilares para o trabalho que temos desenvolvido em prol da economia bracarense e do empreendedorismo. Desenvolvemos um conjunto de programas que pretendem complementar a formação dos trabalhadores e, simultaneamente, ajudar na requalificação, dando-lhes a possibilidade de responder às necessidades das empresas, algo essencial para atrair e captar empregadores e reter o talento na nossa cidade”, defendeu.
Já a comissária europeia Mariya Gabriel afiançou que “a inovação é complementar à educação e essencial em todos os domínios da investigação”, enfatizando ainda a importância de captar a atenção das mulheres e dos jovens para o empreendedorismo.
Ricardo Rio reforçou também a importância da ligação entre as autarquias locais, as instituições de ensino, os centros de investigação e os agentes económicos para o desenvolvimento das cidades, recordando que Braga tem trabalhado com o tecido empresarial de forma a poder conhecer as necessidades do mercado laboral, realçando que essa auscultação, aliada à participação de Braga em iniciativas internacionais como o programa Talent Cities do Global Parliament of Mayors e a rede Global StartupCities, permite “perceber as skills procuradas pelos mercados e, desse modo, orientar a oferta formativa”.
O presidente do município recordou ainda que a cidade de Braga tem apostado na promoção do empreendedorismo junto dos mais novos, permitindo que “os estudantes se envolvam, se formem e treinem as suas competências em áreas mais tecnológicas, estimulando-os para o digital e para o empreendedorismo, construindo caminho para que possam ser futuros CEOs de startups”.
Recorde-se que o primeiro Global StartupCities Summit foi promovido pelo consórcio europeu Global StartupCities, que conta com o apoio da Comissão Europeia, e do qual Braga é uma das cidades fundadoras.