Loading…

Notícias

Fórum Económico reforça papel estratégico de Braga nas Ciências da Vida e na inovação empresarial

O grande destaque do Fórum Económico de Braga foi o BioMedTech Hub. Este projeto, que se assume como um equipamento transformador para a cidade e para a região, é liderado pela InvestBraga, através da Startup Braga, e terá um investimento de 6,1 milhões de euros — 65% financiado por fundos comunitários e 35% pelo Município. O centro será instalado junto ao Fórum Braga, com arranque de obras previsto para 2026 e início de operação em 2028.

“Com mais de 4.500 m² distribuídos por três pisos, este será um espaço preparado para o apoio à investigação e desenvolvimento e à experimentação tecnológica, possibilitando a incubação, aceleração e scale-up de startups tecnológicas nesta área de enorme potencial”, destacou Ricardo Rio, sublinhando ainda o papel do equipamento na formação avançada e na valorização de conhecimento.

O projeto reúne parceiros estratégicos como a Universidade do Minho, o INL, o IPCA, o CCG/ZGDV, o Centro Clínico Académico de Braga, a P-BIO e empresas como a SilicoLife, PeekMed e F3M.

Durante este Fórum, o presidente da InvestBraga apresentou também os resultados do crescimento económico da cidade nos últimos 12 anos, reforçando a ideia de que Braga se consolidou no top 3 dos concelhos mais exportadores do país, com mais de 3 mil milhões de euros em exportações em 2024, o que representa 3,81% das exportações nacionais. De 2013 a 2024, o crescimento das exportações no concelho foi de 289%. Tendo-se destacado ainda que, desde 2014, a InvestBraga apoiou já 1198 projetos empresariais (375 de origem internacional). As grandes empresas de Braga, multinacionais e tecnológicas aqui localizadas têm criado um elevado valor e milhares de postos de trabalho qualificados. 

Foi ainda sublinhado o forte desempenho da Startup Braga, com uma comunidade de 275 startups e um total de mais de 491 milhões de euros em investimento angariado, reforçando o posicionamento da cidade como polo europeu de inovação tecnológica.

O Fórum contou com um painel de debate sobre “A Inovação nas Empresas e no Desenvolvimento Económico do Território”, com representantes do IAPMEI, AICEP, IEFP, COTEC e Solfarcos, e moderação da CIM Cávado e ainda com a apresentação do estudo sobre o PEDE. 

/Content/Images/Fórum Económico reforça papel estratégico de Braga nas Ciências da Vida e na inovação empresarial