Loading…

Notícias

ChemiTek anuncia nova ronda de investimento de 1.2 milhões de euros

A ChemiTek obteve uma nova ronda de investimentos de 1.2 milhões de euros da Ganexa Capital – lead investor, juntamente com a Statusmaneuver e a EDP Ventures.

“É um investimento para expandir o nosso alcance no mercado internacional, para o aprimoramento das nossas soluções sustentáveis, sobretudo no setor solar, e para novas contratações”, diz o fundador e CEO César Martins.

Além dos investidores acima mencionados, a empresa, continua ainda a ter como acionistas de referência a Portugal Ventures, SBS StartupBraga, Braincapital e Summa GP.

A ChemiTek é uma empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de soluções personalizadas e inovadoras para a manutenção e limpeza industrial, com particular foco no setor de energia solar. Numa indústria dominada por gigantes mundiais, a investigação e o desenvolvimento são críticos para a competitividade da ChemiTek, conferindo à empresa a capacidade necessária para testar novas matérias-primas e fórmulas, criando e desenvolvendo produtos químicos sustentáveis e inovadores, como o Solar Wash Protect e o Industrial Glass Protect, certificados por laboratórios como o TÜV Sud e CVR.

César Martins acredita que “com 70 mil painéis solares a serem instalados a cada hora em todo o mundo, a proposta de valor da ChemiTek será uma grande aliada na hora de garantir a eficiência e limpeza destas superfícies produtoras de energia, reduzindo as perdas de energia provocadas pela sujidade no parque solar”.

Diamantino Costa, Managing Partner da Ganexa Capital destaca o seguinte: “Nós, na Ganexa, desde cedo ficámos entusiasmados com a possibilidade de sermos investidores e parceiros da ChemiTek. Achamos que é uma empresa única em Portugal e quisemos promover uma forma de atrair ainda mais capital para este projeto, alavancando a nossa lógica de clube de investidores.”. Por sua vez, André Coelho Santos, representando a Statusmaneuver, acrescenta que “foi nesta lógica de parceria, quer com a empresa, quer com co-investidores como a Ganexa Capital, que resolvemos fazer parte deste projeto, procurando acrescentar valor ao trazer para a mesa um conjunto de investidores que pode complementar em termos de know-how e uma network eminentemente internacional, a base acionista da empresa.”

Já Luís Manuel, administrador executivo da EDP Ventures realça que “O grupo EDP está comprometido em ser neutro em carbono já em 2030 e, para atingir esta meta ambiciosa 20 anos antes do previsto, a produção de energia renovável é fundamental, na qual a energia solar será uma peça-chave. A ChemiTek permite não só aumentar a produção dos painéis solares, maximizando a geração de energia renovável, como também reduzir a necessidade de intervenções de limpeza e manutenção nos parques solares, o que será fundamental para acelerarmos a introdução de energia solar nas nossas redes.”

Embora ainda na sua fase inicial, a ChemiTek está a progredir no sentido de um futuro mais limpo ao consolidar a sua presença nos mercados internacionais, e ao criar soluções biodegradáveis e revolucionárias para a limpeza, não só dos painéis solares, mas também das superfícies de vidro, de forma rápida e eficiente para diferentes tipos de sujidade, otimizando a utilização da água no processo de lavagem.

/Content/Images/ICapital