Loading…

Notícias

PORTUGAL VENTURES LANÇA DÉCIMA CALL FOR ENTREPRENEURSHIP E ANUNCIA OS OPEN DAYS

Está aberto o pré-registo para candidaturas à Décima Call For Entrepreneurship. A iniciativa visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de base científica e tecnológica nas fases de Seed e Start-up. Através das edições anteriores da Call For Entrepreneurship a Portugal Ventures já investiu em 40 start-ups com a ambição de se tornarem empresas de excelência a nível global.  Nesta décima edição, e pela primeira vez, serão realizados Open Days em parceria com os parceiros da rede Ignition Partners Network. Estas sessões são abertas às equipas promotoras de projetos candidatos à Call For Entrepreneurship, com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos empreendedores no acesso aos instrumentos de investimento de capital de risco.

 

A fase de candidaturas dos projetos à Décima Call decorre entre os dias 26 de Janeiro e 26 de Fevereiro de 2015. Serão elegíveis para investimento projetos nas áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida, Turismo e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais. Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo.

Na preparação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação dos nossos parceiros da rede Ignition Partners Network, melhorando e focalizando nos aspetos mais relevantes para a eligibilidade de investimento de capital de risco. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal Ventures.

Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, especializados por domínios tecnológicos e setores industriais, compostos por peritos, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da nossa rede Ignition Capital Network, business angels e outras sociedades gestoras de fundos de capital de risco, que poderão vir a co-investir com a Portugal Ventures.

A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como startups de excelência a nível mundial.

Os projetos investidos beneficiarão do acompanhamento e aconselhamento de especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contactos relevantes. Estes projetos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados nos centros internacionais do ecossistema de empreendedorismo tecnológico Português em São Francisco (Silicon Valley), “Portugal Ventures in the Bay”, em Boston, "Portugal Ventures in Boston" e ainda em Austin, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Durante as nove edições da Call mais de 2100 empreendedores registaram-se no site da Portugal Ventures, resultando na apresentação de candidaturas de 680 projetos. Para a geração desta dinâmica tem sido determinante o apoio e o envolvimento da rede Ignition Partners Network, composta por 45 entidades nacionais do ecossistema de empreendedorismo de base científica e tecnológica.

Nesta Décima Edição da Call, a Portugal Ventures lançará, pela primeira vez e em parceria com os parceiros da rede Ignition Partners Network, um programa de OPEN DAYS abertos aos empreendedores que se proponham apresentar candidaturas à Call For Entrepreneurship. Estas sessões visam esclarecer eventuais dúvidas dos empreendedores no acesso aos instrumentos de investimento de capital de risco.. As sessões de OPEN DAYS realizar-se-ão entre 19 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2015, em diversos pontos do País. Informação mais detalhada do local e data das sessões será disponibilizada em breve no website da Portugal Ventures e nos restantes canais de comunicação.

A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição da Portugal Ventures. O seu objetivo é fortalecer o ecossistema nacional de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do FINOVA, gerido pela PME Investimentos, do COMPETE e do POR LISBOA.

/Content/Images/Thumbnail