Loading…

Notícias

Startup Braga assina memorando com Hospital de Braga e Universidade do Minho

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento de startups nas áreas das tecnologias médicas, a Startup Braga assinou hoje um memorando com o Hospital de Braga,  a Universidade do Minho e o Centro Clínico Académico de Braga. A concretização da parceria vai possibilitar o desenvolvimento da plataforma de referência em Portugal de apoio especializado à criação, incubação e aceleração de startups na área de MedTech.

O objetivo passa por disponibilizar uma oferta integrada de serviços às startups especializadas em tecnologias médicas, que desenvolvem dispositivos ou software destinados ao mercado da saúde e que apresentam um elevado potencial de crescimento, assim como ambição internacional.

A colaboração entre as quatro  instituições vai permitir a criação de um ciclo de desenvolvimento para as empresas na área de MedTech, com um programa de Pré- Acelarção no qual é validado o modelo de negócio, uma fase posterior de validação do produto com Testes de Usabilidade e Testes Pré-Clínicos e, por fim, o Programa de Aceleração com o lançamento do produto.

Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, sublinha a importância da parceria, afirmando que “o objetivo passa por tornar Braga a principal referência nacional para as startups que desenvolvem produtos e soluções na área de MedTech”.

O acesso a uma rede de parceiros, mentores, especialistas e founders de MedTech, a disponibilização de um espaço de incubação na Universidade do Minho – com acesso a espaços laboratoriais – e a promoção da colaboração com rede de médicos, enfermeiros edireções clínicas, assim como a possibilidade de utilização de equipamentos e instalações do Hospital de Braga, resumem os principais apoios às startups que resultam da parceria.

João Ferreira, presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, defende que esta parceria reúne as condições ideais para quem quer criar uma startup na área das tecnologias da saúde: “há conhecimento, meios humanos, infra-estrutura e equipamentos que permitem criar e testar novas soluções em benefício dos utentes, num hospital que pugna diariamente pela implementação de elevados padrões de qualidade na sua missão de prestador de cuidados”.

Para Nuno Sousa, Director do Curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e Presidente do Centro Clínico Académico reconhece que a missão desta parceria “é promover melhores cuidados de saúde através da geração de conhecimentos que possam ser aplicados nos tratamentos dos doentes e em Braga e com esta parceria é dado hoje mais um passo nesse sentido”.

/Content/Images/Thumbnail