Loading…

Notícias

Game Changers: Surfing the Wave of Technology Disruption

Game Changers: Surfing the Wave of Technology Disruption

Impactos e oportunidades da nova vaga tecnológica mundial

 

No dia 18 de maio, Braga vai ser palco da primeira conferência de apresentação do estudo nacional dedicado à 4.ª Revolução Industrial, desenvolvido pela Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS).

No ano em que os novos fenómenos tecnológicos - internet das coisas, impressão 3D, armazenamento de energia, automação, robótica, genómica, nanotecnologia - se afirmam como tema central na economia mundial, este estudo traça já o primeiro diagnóstico nacional sobre o tema. O principal foco incide nos impactes expectáveis e nas oportunidades, a nível global e em Portugal, gerados pela enorme vaga de inovação que cruza diversos domínios científicos e tecnológicos, e afeta os mais variados sectores da sociedade.

Esta rutura tecnológica, já uma realidade, vai transformar a economia, os mercados e o trabalho, a um ritmo sem precedentes na história mundial, no que já se convencionou designar como a 4ª revolução industrial.

Portugal pode e deve agarrar esta revolução, antecipando as novas tendências e liderando as oportunidades que estas já estão a criar.

É neste sentido que a PCS lança, através deste estudo, um conjunto de recomendações de políticas públicas e de opções empresariais, dirigidas à realidade nacional, que respondem às necessidades dos mercados e profissões do futuro, potenciadoras de novas competências e de novos clusters de crescimento.

Para a sua discussão, a Conferência de apresentação deste estudo reúne um conjunto de especialistas, nacionais e internacionais, que asseguram um leque variado de leituras sobre os fenómenos tecnológicos, as suas oportunidades e os seus efeitos na estrutura e organização das instituições.

O programa final da conferência estará brevemente disponível. Confirme a sua presença aqui.

Saiba mais em www.crescimentosustentavel.org

/Content/Images/Thumbnail