Notícias
Inovação e a Colaboração: HinnovaCare e Venner Shipley na Startup Braga
A visita da HinnovaCare Business Advisory e da Venner Shipley à Startup Braga foi um sucesso retumbante. Antes da visita guiada e extremamente informativa à 2CA-Braga, decorreram discussões muito produtivas sobre oportunidades de colaboração.
A sessão prática, intitulada “Creating Real Value: From Problem to IP-Protected Innovation to Investable Growth,” reuniu fundadores de startups, investigadores e parceiros de inovação, com Nuno D. Afonso, Anton Hutter e Gary Whiting, e centrou-se na criação de uma PI pronta para investidores, desde a identificação de problemas e a definição de soluções até ao aproveitamento da propriedade intelectual como motor de crescimento.
Nuno D. Afonso centrou-se na definição do problema. Ao construir um empreendimento, a questão crítica é saber se estamos a abordar um problema real e urgente que os clientes ou investidores queiram resolver. A quantificação de um problema está geralmente relacionada com dinheiro e tempo.
Por seu turno, Anton Hutter apresentou os tipos de PI e reforçou a ideia de que a transição para a propriedade intelectual é vital para proteger o valor em mercados competitivos. Por fim, Gary Whiting explorou a estratégia de registo de patentes.
No que se refere à cobertura tecnológica, a melhor estratégia é ter uma combinação de patentes restritas e amplas. A cobertura global implica mais do que considerar o mercado potencial e o que os fabricantes podem produzir; é necessário ter em conta também o que os potenciais investidores desejam. Tal como na história dos Três Porquinhos, obter o conteúdo correto desde o início conduz a patentes mais sólidas e a uma análise mais simples.