Loading…

Notícias

Nova vaga de cientistas-empreendedores quer resolver alguns dos maiores problemas do mundo

O INL - Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia foi o palco escolhido para os cientistas-empreendedores apresentarem os seus projetos de alta tecnologia com grande impacto.  As startups Chemitek, Mag2Clean e Gripwise destacaram-se, tendo sido reconhecidas com prémios num montante até cinco mil euros.

Sediado em Braga, o laboratorio INL lidera uma parceria com centros de investigação como o Instituto Pedro Nunes (Coimbra) e o Centi (Famalicão), dedicada a fomentar o empreendedorismo e a transferência de Conhecimento para a criação de valor económico.

A aplicação do potencial da nanotecnologia a várias indústrias, bem como o apoio a empreendedores de base científica, tem sido um dos grandes focos dos últimos quatro anos de atividade do INL, com uma programação regular de atividades e com uma colaboração simbiótica com a Startup Braga para a aceleração destes novos projetos.

No evento “Sciencepreneurs” foram apresentados a um painel de especialistas os oito projetos finalistas dos mais recentes programas de aceleração promovidos pelo INL e pelos seus parceiros. O evento contou ainda com uma apresentação a cargo da Portugal Ventures dedicada à forma como o investimento privado pode alavancar startups de base científica. Este evento serviu também para reunir uma vasta comunidade de investidores, empresas e especialistas, e assim fomentar o networking entre os vários agentes que se fizeram representar.

Dos oito projetos apresentados, a Chemitek, a Mag2Clean e a Gripwise destacaram-se, tendo sido reconhecidas com prémios monetários até cinco mil euros.

Com o intuito de incentivar a formação de empresas, foram também distinguidas pelo CENTI, parceiro do programa, as startups SPM Nanosolutions Lda, Wisify Techsolutions, Lda e Chemitek Química Avançada, Lda.

O “Sciencepreneurs” voltou a demonstrar a aposta estratégica do INL, em colaboração com uma vasta rede de parceiros, entre os quais se destaca a Startup Braga no empreendedorismo, cimentando a posição deste centro tecnológico como um incontornável dinamizador económico.

/Content/Images/Thumbnail