Notícias
Programa de Aceleração está de volta
Estão abertas, a partir de hoje e até 31 de dezembro, as candidaturas para a sétima edição do Programa de Aceleração da Startup Braga. O hub de inovação está preparado para acelerar startups ligadas à economia digital, tecnologias para a saúde, biotecnologia e nanotecnologia. As candidaturas podem ser feitas aqui.
Após o sucesso da sua última edição, que contou com a participação de 12 startups, entre um total de 70 candidaturas provenientes de 10 países, a 7ª Edição do Programa de Aceleração da Startup Braga irá arrancar em fevereiro de 2022 com um novo grupo de projetos e a mesma ambição em ajudar o desenvolvimento dos negócios, em particular no que respeita à entrada dos produtos nos mercados nacional e internacionais.
Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “este regresso significa a retoma dos programas de longa duração da Startup Braga, uma vez que irá permitir o contacto permanente e de longa duração entre empreendedores e toda a rede do hub, com especial incidência durante os quatro meses de duração do programa”.
Desenhado para projetos ligados aos quatro verticais de atuação da Startup Braga - Economia Digital, Tecnologias para a Saúde, Biotecnologia e Nanotecnologia – o programa pretende apoiar startups que procurem testar as suas tecnologias em contexto real, validar os seus produtos, aumentar a rede de clientes ou escalar as suas operações para mercados internacionais.
Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, destaca que “esta é a oportunidade ideal para algumas startups validarem os seus protótipos ou escalarem a entrada dos seus produtos em diferentes mercados”. O responsável sublinha ainda a ideia de que na Startup Braga “os projetos encontrarão uma rede de mentores e parceiros especializados, que ajudarão a estabelecer ligações entre empreendedores e os apoiarão a crescer, criando sinergias que podem gerar novos negócios”. O programa servirá ainda para apoiar as startups em assuntos tão diversos como compliance, investimento e a propriedade intelectual.
“A dimensão internacional do programa será, nesta edição, reforçada pela ligação que estabelecemos através da Global StartupCities Initiative, o que irá permitir aproximar os empreendedores envolvidos no programa de aceleração ao vasto leque de parceiros e investidores internacionais dos ecossistemas que integram esta rede com chancela da Comissão Europeia”, acrescenta também o diretor da Startup Braga.
Com mais de 70 startups aceleradas em seis edições do Programa de Aceleração, a iniciativa conta um conjunto de casos de sucesso de onde se destacam a Sword Health - que recentemente fechou uma ronda de investimento na casa dos 100 milhões de euros -, a Nutrium, a ProdSmart, a PeekMed, a Hype Labs, a RUBYnanomed ou a Advert.io.
De sublinhar ainda que o Programa de Aceleração da Startup Braga se tem imposto no quadro nacional e internacional dos programas promovidos por aceleradoras, gozando de uma ampla credibilidade junto dos seus parceiros, que têm vindo a reconhecer nas startups da comunidade da Startup Braga a capacidade de inovar. Esta é, inclusivamente, uma das iniciativas em destaque na candidatura da cidade de Braga ao prémio de Capital Europeia da Inovação, na categoria “Cidade inovadora em ascensão na Europa”, iniciativa promovida pelo Conselho Europeu de Inovação e pela Agência Executiva das PME.
Startup Braga marca presença na Web Summit para promover programa de aceleração
O hub de inovação de Braga marcará presença na edição 2021 da Web Summit com o foco na promoção do seu sétimo programa de aceleração. A comitiva estará presente no espaço da Startup Portugal e da Rede Nacional de Incubadoras, na tarde de 2 de novembro, para dar a conhecer o ecossistema de inovação de Braga e para falar com empreendedores e startups que pretendam conhecer as dinâmicas do hub ou manifestar interesse em se candidatarem ao programa de aceleração.
Além da equipa da Startup Braga, parte da comunidade do hub estará representada, destacando-se a presença das startups Ablute, Gripwise e Swonkie, que irão competir, no âmbito do programa Road 2 Web Summit, pelo prémio GALP.