Loading…

Notícias

SYSTEMEU: Como podemos acelerar a Saúde, a Energia e a Mobilidade?

"Como podemos acelerar a Transformação Digital da Saúde, Energia e Mobilidade?" foi a questão central abordada no Workshop Regional SYSTEMEU, organizado pela Startup Braga esta quinta-feira, em colaboração com a 2CA-Braga, a CCDR-N, o CEiiA e o INESC-TEC.

O projeto foi apresentado por Ricardo Simões, diretor de inovação da CCDR-N. Embora as iniciativas internacionais se tenham naturalmente voltado para o setor da defesa — o que Ricardo Simões considera "um retrocesso na evolução da espécie" —, ele acredita que esta iniciativa permitirá criar uma visão sistemática desses setores importantes para o desenvolvimento humano, próxima do conceito One Health. Maria João Marques, diretora da Unidade de Investigação Clínica e Desenvolvimento da 2CA-Braga, também reconheceu a importância da triangulação entre a Saúde, a Energia e a Mobilidade.

Maria João Marques, diretora da Unidade de Investigação Clínica e Desenvolvimento da 2CA-Braga, reconheceu igualmente a importância da triangulação entre a Saúde, a Energia e a Mobilidade. Ficou claro que havia o desejo de dar seguimento às ideias registadas nos post-its durante a parte interativa da sessão e de as pôr em prática.

Seguiu-se uma mesa redonda moderada por Alexandre Mendes, com a participação de João Sousa (Investigador Afiliado e Responsável pela Inovação e Empreendedorismo do 2CA-Braga), Sandra Melo (Coordenadora de Mobilidade de I&D do CEiiA) e Salvador Carvalhosa (Investigador do INESC-TEC).  Todos os oradores expressaram o desejo da população portuguesa de participar em ensaios clínicos.

João Sousa salientou, com base em dados do 2CA-Braga, as oportunidades significativas de validação na área da saúde, muitas vezes ignoradas no norte do país. Sandra Melo destacou a necessidade de considerar a mobilidade inclusiva e educativa como uma oportunidade no setor da mobilidade. Por seu turno, Salvador Carvalhosa afirmou que a questão energética mais premente é "como poupar dinheiro e ser sustentável".

Entre os participantes contavam-se startups da comunidade Startup Braga, nomeadamente a A+Casa, a ANCIIAN Bicycles, a BestHealth4U, a eDynamics, a MOOB, a MotoFast e a OmniumAI. Estiveram também presentes representantes de várias instituições, como a Corrente Rosa, a Enermeter e a Portugal Ventures. Todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar o seu trabalho e as suas perspetivas futuras.

/Content/Images/SYSTEMEU: Como podemos acelerar a Saúde, a Energia e a Mobilidade?