Loading…

Notícias

Empreender@Braga cimentou posição da Startup Braga no apoio ao empreendedorismo local

O programa de pré-aceleração de ideias de negócio Empreender@Braga, promovido pelo Município de Braga e InvestBraga, distinguiu três ideias de negócio nas áreas da biotecnologia, economia digital e tecnologias para a saúde. A primeira edição do Empreender@Braga terminou com a avaliação do trabalho desenvolvido pelas equipas empreendedoras durante as quatro semanas de programa.

Do lote dos oito projetos selecionados para o programa Empreender@Braga, as ideias apresentadas pela IPLEXMED, Pluggable.AI e FucusCurl destacaram-se como as de maior potencial, conquistando um prémio monetário para a constituição como empresas. O projeto IPLEXMED, que alcançou o primeiro lugar, garantiu ainda acesso a seis meses de incubação na Startup Braga. 

Com mais de 30 horas de formação e o envolvimento de cerca de 35 formadores e mentores ligados à comunidade do hub de inovação, Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, destaca a aposta “no trabalho de proximidade desenvolvido durante as semanas de trabalho, que permitiu a intensificação do trabalho das equipas em torno do desenvolvimento do modelo de negócio, da validação do seu posicionamento e estratégia de mercado, e da construção do pitch deck durante o período formativo, o que se traduziu numa evolução sustentada das ideias”.

O responsável da Startup Braga sublinha ainda que este programa de pré-aceleração “é essencial para apoiar os empreendedores de Braga, sendo, em alguns casos, o primeiro contacto que têm com o mercado, com os seus potenciais clientes, parceiros e investidores”.

Considerando o balanço extremamente positivo deste programa de pré-aceleração, que foi pensado para apoiar empreendedores que queiram começar os seus negócios a partir de Braga, Luís Rodrigues destacou o caráter altamente inovador da maioria dos projetos, bem como a diversidade das suas áreas de atuação, cumprindo, também assim, um dos desígnios do hub de inovação ao apoiar projetos escaláveis nas áreas da economia digital, da nanotecnologia e das tecnologias para a saúde.

Também João Rodrigues, vereador bracarense responsável pela pasta da inovação, reforça a importância do trabalho desenvolvido no âmbito deste programa “que junta empreendedores de áreas tão diversas e que, há uns anos, não eram diretamente associadas a iniciativas altamente tecnológicas e escaláveis”.

Recorde-se que, pelas edições anteriores dos programas de pré-aceleração da Startup Braga, foram já testadas cerca de 80 ideias de negócio, com parte delas a converterem-se, posteriormente, em startups, hoje referências do ecossistema de inovação e empreendedorismo português.

/Content/Images/Aniversárii